Translate

Thursday 12 April 2012

Dissonância Cognitiva


Se eu quero fazer coisas que nunca tive coragem de fazer estarei mentindo a mim mesma?
M.P.



Não há nada de errado em querer fazer coisas novas e desafiantes, isso é parte de nosso programa evolutivo.



Mentir para si próprio é algo mais ou menos complexo. Chamamos de Dissonância Cognitiva.
Dissonância cognitiva ocorre quando os pensamentos e conceitos se contradizem para adaptar e justificar nosso comportamento.





Uma experiência feita no ano de 2009 para levantar dados para um trabalho de psicologia social.  
O ambiente estava sendo observado por câmeras e os corredores de acesso preparados para controlar a entrada e saída do púbico. As mercadorias haviam sido doadas e estavam especialmente preparadas para a experiência. Ninguém que participou foi objeto de nenhum tipo de demanda legal ou restritiva. O experimento durou aproximadamente meia hora.

Um supermercado abril suas portas e não havia ninguém para atender ou vigiar o acesso. Não havia pessoas dentro do estabelecimento e nenhum tipo de controle.


As pessoas que passavam podiam entrar e fazer suas compras, mas não havia ninguém para cobrar ou para verificar nada.

Algumas pessoas entraram e como não havia ninguém, saíram sem levar nada.
Algumas pessoas ficaram esperando o caixeiro para pagar, mas como não havia ninguém, deixaram suas compras e saíram.
Algumas pessoas esperavam um pouco e como não aparecia ninguém, levaram a mercadoria sem pagar.
Algumas das pessoas que haviam entrado anteriormente retornaram ao local depois de algum tempo e depois de verificar que não havia ninguém realmente, então levaram livremente pela porta de saída alguns artigos.
Ao cabo de alguns momentos o numero de pessoas cresceu de maneira elevada e o experimento foi finalizado.


Ao entrevistar os participantes na saída foram feitas algumas perguntas.


1-      É errado roubar?
2-      Você está bem consigo mesmo?
3-      Você gostaria de reavaliar alguma atitude recente sua?


Em relação à pergunta nº1 todos foram unânimes em responder “sim”

Em relação à pergunta nº2 80% das pessoas disseram “sim” usando explicações sem que houvesse sido feita nenhuma pergunta justificativa.

“Se estava livre então estava liberado.” “não é verdade?”.
“Se eles fazem... porque eu também não posso fazer? Direitos iguais...”
“Milagre assim não dá para não aproveitar...”

A resposta à pergunta nº3 foi em sua maioria: “sim”. E em sua maioria a justificativa não perguntada foi: “se eu tenho que devolver, eu devolverei sem problemas...”.

Mentir a si mesmo é geralmente sintoma de dissonância cognitiva, realmente sabemos o que certo e o que é errado, sabemos as regras, mas adaptamos as regras para adaptar a conduta, as regras continuam as mesmas, as adaptações e alterações, fazemos nós.



A lei de Gerson é uma das mais clássicas dissonâncias cognitivas que serviu como fenômeno social no Brasil por alguns anos e quem sabe ainda perdura: “É importante levar vantagem em tudo... Certo?”.   

Certo? Não, não está certo, tirar proveito ou sacar vantagem de tudo não está realmente certo, mas podemos adaptar e mentir sobre as regras e conceitos, então fazemos para não estar dissonantes como à maioria ou com aquilo que é conceito geral.  Isso é mentir para si mesmo.

Quando sabemos o que é certo e produzimos qualquer alteração neste “nosso conhecimento próprio da verdade” para adaptar e justificar o nosso comportamento a algo, alguém ou alguma situação então isso é mentir para si mesmo.

Exemplos de mitos que nos levam a dissonância cognitiva.

“Quanto mais difíceis forem as barreiras que devo superar para fazer parte de um determinado grupo social, mais “hight society”  e melhor será este grupo”

“Chegarei lá... Custe o que custar...”

“Sua grama é mais verde”

“Sou livre então posso fazer tudo que eu quero.”






Quando você começar a pensar nisto a lista de situações em que a dissonância cognitiva afeta a sua vida e a vida das pessoas irá crescer bastante. Seja honesta consigo mesma e eu tenho certeza que você poderá pensar em muitas vezes que você fez isso. 
Estarmos conscientes de nós mesmos nos ajudará a não cair na conseqüência mais perigosa da dissonância cognitiva que é acreditar em nossas próprias mentiras.

No comments:

Post a Comment