Translate

Friday 13 January 2012

Os Sonhos


Os Sonhos.

Ola Ana, eu escrevi aqui algumas coisas sobre os sonhos para responder suas perguntas sobre este tema. Eu vou publicar isso na minha pagina do Google+ pode ser que alguém goste e tenha curiosidade assim também pode ler.
Algumas palavras que coloquialmente usamos para explicar neurociência: 

Ativar” = maior atividade sináptica, Sinapses é a comunicação eletroquímica entre os neurônios (células do sistema nervoso) 
Desativar” = menor atividade sináptica possível.
Desligar ou desconectar” = ainda quando usamos a palavras “desligar” ou “desconectar” o cérebro nunca desliga nada, é uma forma de dizer “desativar”.
Informação” = sinais eletroquímicos procedentes da sinapse que percorre os nervos até o cérebro e vice versa. O sistema de comunicação é sempre em forma de arco, ou duas vias, uma que sai do cérebro e atinge os órgãos e uma que sai dos órgãos e comunica com o cérebro. Sempre duas vias.
Energia” = Nada místico, energia aqui sempre será a produção de novas células e restauração das mesmas, através de nutrientes, água, oxigênio etc., favorecendo o ótimo metabolismo (trabalho) das células.  
Que são os sonhos?

O sono é uma função psico-biologica necessária que nos permite recuperar nossa atividade psíquica e física. É a desativação de alguns sistemas de nosso corpo para restaurar suas funções e energias. Dormir essencialmente existe para ativar os Sistemas homeostáticos ( auto-equilibrio ) exibem certas propriedades:
  • A regulação da quantidade de água e minerais no corpo, conhecida como osmorregulação. Tem lugar principalmente nos rins.
  • A remoção de resíduos metabólicos, conhecida como excreção. Tem lugar em órgãos excretores como os rins e os pulmões.
  • A regulação da temperatura corporal, realizada principalmente pela pele e pela circulação sanguínea.
  • A regulação dos níveis de glicose e nutrientes intracelulares no sangue, realizada principalmente pelo fígado e pela insulina segregada pelo pâncreas.



O tronco cerebral, em determinadas fases do sono, fica parcialmente desconectado. O Tronco cerebral é a parte do cérebro que comunica a estrutura cerebral ao restante do corpo. Esta estrutura é encarregada de transmitir aos membros as ordens de movimento e também é a via por onde os membros, a pele e o sistema externo comunicam ao cérebro as informações que procedem do corpo.
Também desativa parcialmente o lóbulo frontal, que é a parte do cérebro que utilizamos para nossas funções executivas (Planejar, organizar, dar sentido, etc.).

Todas as demais funções cerebrais ficam funcionando como se nós estivéssemos acordados (vigília).
É por isso que durante o sono nossa mente continua trabalhando e produzindo atividades como se nós estivéssemos acordados. 
Quando você está acordado você tem idéias não tem? As vezes algumas bem criativas, outras loucas e ate mesmo dramática etc. Estas funções que durante a vigília                   (acordados) estamos produzindo, continuam quando estamos dormindo, o cérebro não as desliga.  Palavras, imagens, sensações, emoções estão todas ainda ligadas como sempre.

Agora, imagine que as áreas de movimento e organização destes pensamentos estão todas desligadas. Seus sonhos são parte de você que continua ligado sem controle e sem direção. Imagine você em um carro sem freios e sem volante, sonho é algo parecido com isso.


Tudo que você vai pensar carece de sentido, organização e estrutura.  Mas lá estarão as memórias, a inteligência, a criatividade, os medos, as emoções, e a memória dos sentidos todos que você tem.
Não sonhamos nada que não possuamos a memória ou o conhecimento anteriormente. Se você nunca viu um lápis não poderá sonhar com lápis. As vezes sonhamos com pessoas que nunca vimos, isso ocorre porque certamente conhecemos as estruturas faciais de centenas de pessoas e somos capazes de idealizar com criatividade novas estruturas, igualmente a sons e cores. Mas jamais podemos sonhar com algo que não temos conhecimento (memória adquirida). Você conseguiria sonhar com um “Helianthus annuus L” ?  Certamente que sem saber o que é você nunca poderia fazer tal coisa. Os sonhos são essencialmente memórias de tudo que conhecemos e adquirimos durante a vida. 


Os sonhos são parte deste sistema homeostático. Uma figura aproximada para explicar melhor como os sonhos funcionam é a organização de uma viagem de avião. Quando vamos viajar de avião temos que esperar que a equipe de manutenção tire as malas dos passageiros anteriores, limpe a cabine que foi previamente usada, tragam à aeronave novas refeições para os próximos passageiros, abasteçam os tanques de combustível  verifique todos os instrumentos necessário para um novo voo etc. Cada voo requer uma série de renovações.


Enquanto você espera tudo isso, os aeroportos fizeram uma área de lazer onde você pode fazer compras “duty-free” e distrair-se. 
Mais ou menos é esta a função dos sonhos... Fazer você distrair-se enquanto o corpo se prepara para uma nova viagem. Os sonhos são esta sala de espera cheia de coisas para você distrair-se.






Os Sonhos têm funções psicológicas:
Quem sonha mais e quem sonha menos?  Todos nós sonhamos de igual forma, o sonho não se quantifica, mas se qualifica. Existem sonhos em diversos momentos durante o sono, alguns mais fantásticos outros mais amenos, mas todos tem a mesma função. Quanto mais fantástico o sonho for, maior será a possibilidade de lembrarmo-nos do sonho. De igual maneira todos sonhamos ainda que não nos lembramos do que foi sonhado. Geralmente lembramo-nos dos sonhos recentes, aqueles que temos um pouco antes de acordarmos.




Pesadelos?

Os terríveis pesadelos nos ajudam a descansar. Pode parecer contraditório, mas é uma forma que o cérebro possui para continuar o período homeostático. Evocamos memórias específicas, coisas antigas e novas e formulamos inúmeras coisas para tornar o sonho mais longo e assim prolongar a restauração. Mas lembrem-se, as partes do cérebro que dão estrutura ao pensamento lógico e as organizações coerentes estão desligadas.  Então isso nos ajuda com certa frequência a adquirir “curiosidade” sobre o que vem a seguir. Isso faz com que o sono continue e assim prolongamos o descanso do corpo. Basicamente o pesadelo é para manter você mais curioso, portanto, dormindo mais. Muita gente crê que o pesadelo somente ajuda a perturbar e tirar o descanso e não poucas vezes nos faz acordar antes do tempo. Isso ocorre porque não estamos inconscientes, mas sim livres para evocar e desenhar coisas e sem controle muitas vezes isso choca com nossos padrões morais ou nosso sentido de “normalidade”. 

Também não é certo que o método que o cérebro usa, “o pesadelo”, é ineficaz quando nos desperta, primeiramente porque chegamos a um grau de ansiedade muito grande, para isso tivemos que ver toda a trama e como esta “confusão” nos parece interessante, também prolongamos o sono para compreender o que vem a seguir e isso irá durar certo tempo, fazendo cumprir o propósito do sonho.

A psicologia sempre se preocupou em entender os sonhos e tratar de dar significado aos mesmos. Várias áreas da psicologia enfocam os significados de uma maneira mais ou menos parecida.
A psicologia cognitiva comportamental diz que os sonhos e principalmente os pesadelos além desta função já mencionada, fazem o papel de treinadora dos sistemas psicológicos de defesa, ou seja, sonhamos com coisas que nos ajudam a fortalecer nossa mente para certas situações incluindo as terríveis e as perigosas.


Se uma é pessoa extremamente religiosa e sonha que participou de uma orgia isso não o faz menos sincero em sua religião, nem muito menos revela um caráter oculto, isso apenas revela que esta pessoa pode ser muito moralista ou religiosa, mas o seu cérebro não. 




Existe muito que falar dos sonhos, mas vou deixando por aqui, quem sabe mais adiante. Aproveite estes momentos que você está dormindo para mergulhar no mundo fantástico de seus sonhos. Voe, apareça e desapareça, reveja amigos e parentes, crie e fabule desfrute de seus sonhos.

E bons sonhos... 

No comments:

Post a Comment