Translate

Saturday 23 June 2012

Como rejeitar a rejeição


“...Sempre me senti rejeitada, acho que realmente não tenho nada de especial, não sirvo para nada...”  EMp.

















Ok... Amiga, minha perspectiva é sempre a neuropsicologia, eu entendo que por ai vem o caminho da cura e ajuda a entender onde nascem os monstros.

O que estamos realmente lidando com a dor da rejeição, a dor que se forma em uma área de nosso cérebro, um padrão de pensamento que ativa certa vias de pensamentos e faz que com que nós nos sentimos rejeitados.

E qual é a diferença?


A dor da Falsa rejeição:
Nem sempre a rejeição é verdadeira, ninguém nos está rejeitando, mas cremos que sim porque sentimos a dor; porque cremos que esta situação é a verdadeira. Áreas do cérebro que trabalham na defesa e na manutenção de nossa existência estão pré-ativadas e a tendência será de interpretar qualquer ameaça como um sentimento de dor. Sentimento de rejeição por algo sem fundamento. 







A dor da Falsa verdade:
Outra diferença é a verdadeira rejeição, diferente da falsa rejeição, aqui alguém realmente nos rejeita, mas a razão pela qual nos rejeitam não é verdadeira. Quando alguém expressa algo sobre nós, esta expressão irá ativar estas áreas de choque emocional, ativaremos as defesas, contudo, esta afirmação ou conceito não são verdadeiros externamente verdadeiros. Sentimento de rejeição por dar valor a algo que não tem valor.







A dor Real Falsa:
A última é real e falsa. Somos rejeitados porque realmente não servimos para certas coisas ou qualquer outro conceito que realmente nos leve a não encaixar. Sentiremos a dor da situação. Por exemplo, se você quer ser cantor/a e tem uma voz muito ruim, terá sempre certo problema cada vez que tentar. Mas é falsa a dor, porque faça o que fizer, seja como for, tudo que a rejeição faz é produzir primeiramente dor. Alcançar objetivos que não fomos exatamente desenhados para alcançar requer um grande esforço e esforço termina em dor.  Elas por elas, a dor é falsa se imaginamos que ela não estaria ali. Temos que enfrentar certa dor para vencer quando algo vai além de nossas possibilidades.  Sentimento de rejeição por assimilar a rejeição como norma e verdade.













Como é a dor?

A dor que sentimos é a incapacidade de processar a diferença entre o que assumimos como nossas verdades e a incongruência, a diferença com o que exterior.  Exterior é tudo que não está dentro de nós, pessoas, coisas, fatos e realidades etc.
Quando comparamos nossa realidade com a perspectiva, opinião, conceitos e toda forma de resposta comparativa com o exterior esperamos que encaixassem com as nossa... E se elas desencontram, nosso cérebro diz: ALARME! Algo está errado.
Então, as memórias começam trabalhar a toda máquina para comparar situações passadas e sentimentos de avaliação.
Se a maior parte não encaixa ocorre um processo estranho:... Desvalorizamos o que temos assumindo que algo nosso está errado, ativamos as defesas, muros e portões,  para fechar as o ataque de comparações externas, e apontamos armas para todos os lados para eliminar a fonte da dor.






Rejeição vem quando os outros não nos vêem uma maneira que queremos através de desaprovação ou não aceitação. Nós sentimos que estamos sendo afastados.

Todos nós queremos ser amados, para se encaixar e ser parte de algo maior que nós mesmos. Ser aceito traz uma sensação de validação que nossa maneira de ser está no caminho certo. Aqueles que têm uma perspectiva mais ampla de si mesmos e sua relação com o mundo em que eles interagem com, geralmente se sentem o impacto da disparidade e críticas de forma menos intensa.








Algumas coisas que ajudam...


O conceito da sensibilidade:

Eu sei que vão dizer que sou muito técnico, mas as pessoas mais sensíveis são mais propensas a sentir esta dor da rejeição. Sensibilidade, nada mais é que muitas áreas de nosso cérebro que estão ou bem ativadas e não desativam facilmente. E outras que estão desativadas e não ativam quando devem.
Nosso cérebro é mais ou menos como um imenso complexo viário. Imagine o Metro. Se um trem está na estação a estação esta ativada, se ele sai, então estará desativada. Mas é necessário que saia para que outro possa chegar. Um trem vai para um lugar e outro trem irá para outro. E assim, milhares de trens e vagões vão para milhares de lugares diferentes transportando milhares de pessoas diferentes.
Ativar e desativar são processos bons. Imagine se o trem nunca chega ou se nunca sai, problema não é?



O chefe da estação não pode deixar acumular muita gente. Muita gente e pouco trem dão problema.  Inflamação.  Eu estou usando uma linguagem comparativa. Muitas expectativas e pouco reconhecimento dão problema, não escoa, começa a briga. Muito trem e pouca gente são fatos que dão problema, é gasto inútil. Falta a razão para o trem mover. Inutilidade tudo para. Falta aquilo que queremos ouvir, falta aquilo que nos da razão para mover, as coisas não tem porque andar e falta um motivo para tudo.


Sensibilidade é isso, ou estamos muito ativados ou estamos precisando ativar urgentemente.



Solução?

Limpar as vias.  Para isso claro.. Precisamos fazer uma avaliação de nosso estado, temos que pedir ajuda dos técnicos no assunto para dar uma olhada no sistema todo.

Onde estão as dores e como são? A dor da falsa rejeição, a dor da falsa verdade, a dor real falsa.

Onde estão? Como arrumar isso?

Rejeição é um sentimento, um conceito inflamado. Seja ele real ou não é algo que deve ser tratado.

Contudo...

Lembre-se que em qualquer processo de inflação, a dor é maior que a razão.
Imagine você com uma super dor de dente tentando ler este texto.
Duvido que você consiga entender algo estando com tamanha dor.

Então para isso necessitamos contar como é a dor a alguém que tem qualificação para ajudar. Explicar sua origem para receber a ajuda especifica correta.











Psiquiatra é medico da física e química do cérebro. O mito que ir ao psiquiatra é para loucos é coisa do tempo da vovó.

Psicólogos são os médicos do comportamento e das emoções.  Ir ao psicólogo é saudável sempre, e quando as coisas parecem não estar em ordem.

Se você sofre ou conhece alguém que sofre é hora de parar para ajudar ou ser ajudado.

É tempo de compreender quem sofre e ajudar ... e...

Não sofra.


  







No comments:

Post a Comment